domingo, outubro 03, 2010

Valores

Existem valores universais como o amor, a paz, a amizade, a vida, a beleza, a verdade... daí que todos os seres humanos procurem a felicidade, o amor, a amizade... ; daí que se gerem tantas guerras na procura incessante da paz, perfeição, beleza ou pelo valor do dinheiro...
 Os valores apresentam polaridade: podem ser negativos ou positivos, fazendo-nos sentir repulsão ou atracção por eles, respectivamente.
Os valores são, também, relativos, isto é, pesar de serem anteriores ao sujeito, depende do sujeito para valerem e, cada sujeito valorizará de forma diferente e única. Assim, os valores poderão ser hierarquizados por um indivíduo, comunidade, sociedade ou cultura em que, existem valores que valem mais que outros e, que ocupam um degrau superior na hierarquia de valores.
 Os valores são objectivos porque estão nas coisas e transcendem o Homem - porém, são subjectivos na medida em que, dependem do sujeito para valerem, é o sujeito que lhes dá valor.
 Concluindo, o valor é o significado que o sujeito atribui aos factos, aos acontecimentos, à realidade em si... estando dependentes da época histórica, espaço geográfico e cultura em que o sujeito se encontra. Cada cultura rege-se por valores específicos comuns à maioria dos indivíduos.
 Os valores são guias de acção que influenciam o Homem nas suas escolhas ao longo de toda a sua vida e, «têm a capacidade» de transformar toda uma vida pois, as nossas escolhas são fundamentadas pelas nossas motivações e pelos valores pelos quais nos regemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário