quinta-feira, julho 01, 2010

Uma questão de verdade

Quantos e quantos já colocaram esta questão, continuam a colocá-la e, certamente, continuarão a perguntar-se : «o que é a verdade?»


A verdade é uma questão fundamental que todos procuram e, parecendo esta afirmação bastante plausível, podemos facilmente verificar que não é bem assim.

Quantos se mascaram e fingem ser o que não são, não se deixando conhecer e não se conhecendo a si mesmos por medo ou vergonha da sua verdade. Tantas e tantas pessoas fogem à verdade e vivem em mentira. Ora, esta verdade da qual todos temos conhecimento deveria inquietar-nos e incitar-nos a mudar de atitude e a contribuir para que os que nos rodeiam também o façam mas, infelizmente, além de mentirosos também somos pobres de espírito, apáticos e comodistas. Preferimos estar quietos no nosso canto, sem ninguém que nos perturbe pois, denunciar a verdade e viver em verdade dá trabalho e é arriscado.

A verdade pode doer mas uma coisa é indiscutível, a mentira só nos fará felizes por breves momentos. Ninguém conseguirá construir paz e felicidade na base da mentira e na angústia e insónia que esta certamente trará consigo.

Não sei o que seja a verdade, mas acredito piamente que esta é essencial à vida, no sentido da palavra.

Sem comentários:

Enviar um comentário