quarta-feira, março 03, 2010

Defesa e protecção do meio ambiente

Seria perfeito que não fosse necessário abordar este tema mas, infelizemente, o meio ambiente encontra-se gravemente ameaçado. Existem inúmeros problemas ambientais tais como: a poluição terrestre, aérea e aquática; as chuvas àcidas, o efeito de estufa, a rarefeição do ozono e, o principal e de piores consequências, o aquecimento global. Devido ao aquecimento global há o derretimento dos calotes polares e consequente subida do nível médio das águas do mar, há também secas, cheias, subidas de temperatura elevadíssimas, tempestades, tornados, furacões e desestificação.



Como podemos verificar, os problemas ambientais são um ciclo-vicioso que parece não ter fim, ou melhor, o seu fim será o fim do mundo. Então, não será estranho que ao termos conhecimento de tudo isto nada façamos? Limitamo-nos a ficar de braços cruzados à espera que a vida acabe?


Claro que não! Existem inúmeras pessoas que lutam pela «salvação» do meio ambiente, inúmeras instituições e organizações que se intitulam defensoras do meio ambiente (ex: Greanpaece) há inclusivé, medidas aplicadas por lei para a protecção do meio ambiente contudo, não chega. Não chega nem de longe...


Deixamos chegar esta situação a um ponto tal, que tudo o que está a ser feito actualmente é uma gota de água no oceano e, para além disso também há muito boa gente que simplesmente não quer saber deste problema, e que problema! Poderíamos fazer muito mais mas, para isso perderíamos tempo e dinheiro e, mais uma vez, predomina o comodismo e egoísmo tão próprios do ser humano.


Para presevar e defender o meio ambiente não é preciso ser-se herói mas sim, um pouco menos egoísta. Gastar menos água, menos energia... há tanto que podemos fazer e gestos tão simples que o mais custa é deixarmos-nos de hábitos, de maus hábtos, e quebrar a rotina ou fazer dela a defesa do ambiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário