quarta-feira, março 03, 2010

Crítica ao filma: «A Missão»

Este filme retrata problemas sociais bastante graves. É de realçar que estamos no pós descobrimentos, é hora de explorar as colónias ao máximo, e há abundância de riqueza física e de pobreza espiritual.



A Missão retrata o problema da escravatura de índigenas, problema esse que os jesuítas combatiam fazendo missões e evangelizando este povo. Empenharam-se tanto neste projecto que se dedicavam inteiramente a ele, oferecendo o seu tempo e as suas vidas. Porém, os Imperadores das colónias e chefes da Igreja opunham-se às missões. E porquê?


Porque é mais lucrativo ter escravos ao invés de empregados e porque a Igreja perderia poder. É absolutamente ridícula esta atitude, esta idiossincrasia do clero e da maioria do ser humano pois, traíram tudo o que professavam e actuavam de forma exactamente oposta àquilo em que se diziam crentes. Sim, em que se diziam crentes pois, estou piamente convencida que estes não acreditavam em nada para além do dinheiro e do poder.


Quem tem valores humanos e\ou quem crê em Deus, valoriza e respeita a vida (não só a sua como toda a vida humana), quem ama a Deus tem necessidade de gritar esse amor a toda a gente e, não reprimi-lo como os «grandes» faziam e, infelizmente, ainda fazem.


Gostei bastante do filme, as imagens são bastante apelativas e deixam-me abismada perante um verdadeiro paraíso terrestre (Amazónia no estado puro), combinando-se com música da melhor qualidade que transmitem emoções indizíveis.


Penso que transmite claramente a mensagem de que todos temos uma missão e de que a vida de cada um é uma missão na qual só nós podemos actuar. Urge pois, pôr de parte o egoísmo e sermos verdadeiros, verdadeiros connosco e com os outros.


Basta de fingirmos ser o que não somos!


É incrivelmente triste constactar que tanto tempo passou e que pouco ou nada mudou.

Sem comentários:

Enviar um comentário