domingo, outubro 03, 2010

Lírica

A Lírica Camoniana insere-se na época dos descobrimentos e do Renascimento.
O Renascimento foi uma revolução que rompeu com a época medieval, em que renascem os valores da Antiguidade Clássica greco-latina. Nesta época, houve uma revolução nas artes, nas mentalidades, na igeja, na forma de viver e encarar a vida e, a literatura não foi excepção.
 A Lírica Camoniana, de Luís de Camões, sofreu influências deste movimeno renascentista, bem como de grandes escritores, como por exemplo: Homero, Dante, Petrarca e Platão.
 Os poemas de Camões, de carácter auto-biográfico retratam temas imortais, que ainda hoje inquietam a alma do ser humano. Essas temáticas são: o amor, o Homem a Natureza e o desconcerto do mundo.
 Luís de Camões é uma sumidade e, tornou-se eterno porque, «pelas obras valorosas» que realizou,  foi-se da morte libertando.
Considero Luís de Camões um dos maiores génios que pelo mundo passaram e aprecio imenso as suas obras, que são extraordinárias e os seus poemas que me transmitem sempre uma mensagem que me faz pensar e repensar.
De todos os seus textos não consigo priviligiar nenhum pois, cada um deles é único e singular, uma obra de arte que nos permite sonhar, voar e viajar no tempo e criar o que ainda não existia dentro de nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário