sexta-feira, janeiro 07, 2011

Impossíveis

«Será que existem impossíveis?»

- Se eu te disser que não existem impossíveis então irei estar a contradizer-me porque irei estar a dizer-te que é impossível existirem impossíveis. Por isso mesmo resolvi responder-te de outro modo.
Um dia, disseram-me que é impossível ser-se plenamente feliz, que é impossível vencer a morte, que há momentos em que somos incapazes de perdoar, que é impossível sermos totalmente livres, que é impossível não errar nem fazer sofrer aqueles que mais amamos, que é impossível não ser humano... E sabes que mais? Ao longo da minha escassa existência fui verificando que isto são meros perconceitos, afinal, é bem fácil desumanizarmo-nos ou sermos endeusados. Bem, acredito que quem me disse todas estas coisas tem uma visão bastante limitada do mundo e de si própria, gosta da segurança que os impossíveis lhe dá pois, assim, torna-se totalmente desnecessário virar a vida do avesso e lançar-se rumo ao desconhecido, com o intuito de transformar um impossível numa realidade palpável, que mais tarde ficará submersa nos escombros do passado (ou bem viva no nosso coração).
É tão fácil ficar especado a ver a vida passar ao invés de «agarrá-la» e perseguir sonhos, felicidade e paz!
Sim, é impossível evitar sentimentos e pensamentos, é impossível perdoar quando o nosso coração não quer e a alma se encontra demasiado ferida... é impossível não magoar as pessoas que nos rodeiam, é impossível não errar, não pecar mas, também existem impossíveis que podemos ir transformando, não de uma forma instantânea, mas sim sabendo que o imediatismo do momento não é tão importante quanto isso e que, construir um sonho ou derrubar uma murallha é exequível, apenas leva tempo e pode demorar uma vida inteira a conseguir-se. No entanto, importa não esquecer que impossível e difícil são duas palavras distintas e depois da caminhada sentirás que valeu a pena, que foi isso que te encheu a vida de cor, te deu força e coragem e que, te fez feliz. Pois a alma de quem luta incansavelmente em prol da vida jamais poderá ser pequena. E a tua é enorme.

2 comentários:

  1. a mim disseram-me "Não existem impossíveis, sejam eles amorosos ou não. Apenas existem pessoas que são incapazes de lutar por aquilo a que chamam de amor."

    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Por vezes as forças falham-nos e não podemos continuar a lutar...

    ResponderEliminar